sábado, 30 de maio de 2015

Até quando? Até quando o povo vai se calar?

Com a palavra, o Gabriel Pensador

Facebook: Prof. Diney


Página no facebook com diversos vídeos, charges, textos e reflexões sociológicas, políticas e filosóficas

Clique aqui


O blog de Sociologia mais acessado do Brasil

O que é família?


Segundo os patrões judaico-cristãos, uma família se constitui a partir da união de um homem e uma mulher que geram filhos. Contudo, há diversos modelos de famílias ao longo da história e espaços diferentes.

Esse curta-metragem propõe uma reflexão sobre essa questão.

Era uma vez uma família

Sobre a "meritocracia"

Se você acredita que as oportunidades são iguais e que os "vencedores" são pessoas que conseguiram ascensão por mérito única e exclusivamente seus, assim como os "derrotados" não se esforçaram o suficiente, veja essa história CLIQUE AQUI


terça-feira, 26 de maio de 2015

Juizo, quando o maior exige do menor


A violação de direitos fundamentais é um dos elementos mais 
marcantes entre os jovens que cometem crimes no Brasil. 

Sinopse:


Juízo acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio. Como a identificação dos jovens infratores é vedada por lei, no filme eles são representados por jovens não-infratores que vivem em condições sociais similares. Todos os demais personagens de Juízo - juízes, promotores, defensores, agentes do DEGASE, familiares - são pessoas reais filmadas durante as audiências na II Vara da Justiça do Rio de Janeiro e durante visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos jovens infratores.
Juízo atravessa os mesmos corredores sem saída e as mesmas pilhas de processos vistas no filme anterior de Maria Augusta Ramos, o premiado Justiça. Conduz o espectador ao instante do julgamento para desmontar os juízos fáceis sobre a questão dos menores infratores.
Quem sabe o que fazer? As cenas finais de Juízo revelam as consequências de uma sociedade que recomenda "juízo" a seus filhos, mas não o pratica.