Ainda prefiro o SUS do que os EUA...
Esses dias, conversando com ele ao telefone, descobri que ele havia sido vítima de xenofobia (preconceito contra estrangeiros). Foi atacado por um grupo de "carecas" e espancado. Disse que somente retomou a consciência 2 dias depois, num hospital.
Meu amigo disse que adora os EUA e que foi muito bem atendido pelos médicos de lá. Disse: "Aqui é primeiro mundo! Fui muito bem atendido e o melhor, eles parcelam em até 20 vezes!".
Não é dizer que o SUS é modelo de eficiência, nem que não há problemas a serem enfrentados, mas é dizer: Olha, aqui no Brasil a saúde é pública e direito universal. Sei que alguns irão dizer: Lá nos EUA funciona e aqui é uma m... Sim, funciona muito bem... pra quem paga. Já aqui, achamos "normal" coisas que não existem na maioria dos países do mundo, como por exemplo: fornecimento de medicamentos gratuitamente.
Vi esses dias uma notícia sobre a medicina cubana. Os cientistas cubanos conseguiram zerar a transmissão de AIDS de mãe pra filho. Curioso, acessei o site da Organização Mundial de Saúde - OMS e constatei que nos EUA esse índice é de 30%! Sim, 3 de cada 10 mães com AIDS transmitem o vírus para o filho nos EUA! Como? Porque? Não existe tecnologia? Simples, se não têm dinheiro pra pagar pelo serviço, não têm acesso.
Enfim, espero que os "anti-tudo" e os "pessimistas-críticos de plantão" não entendam essa postagem como uma postagem "partidária", pois hoje em dia, qualquer ato racional ou humanista sofre essa crítica. O SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988, portanto, não é obra de partido X ou Y, mas é um direito consagrado pelo Estado brasileiro.
Aqui temos o SUS... lá não há saúde pública.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir