sexta-feira, 24 de julho de 2015

Ainda prefiro o SUS

Ainda prefiro o SUS do que os EUA...

Tá doente? EUA ou SUS? Depende da sua conta bancária...

Tenho um amigo que mora nos EUA há uns tantos anos. 


Esses dias, conversando com ele ao telefone, descobri que ele havia sido vítima de xenofobia (preconceito contra estrangeiros). Foi atacado por um grupo de "carecas" e espancado. Disse que somente retomou a consciência 2 dias depois, num hospital.

Meu amigo disse que adora os EUA e que foi muito bem atendido pelos médicos de lá. Disse: "Aqui é primeiro mundo! Fui muito bem atendido e o melhor, eles parcelam em até 20 vezes!".

Quando me disse que "parcelam em até 20 vezes", fiquei meio atônito. Como assim, "parcelam"? Sim, o atendimento lhe custou U$ 25.000,00!!! Parcelaram em 20 vezes de U$ 300,00! Claro, na terra do Tio Sam os juros são também sagrados.

Hoje acordei e vi uma reportagem que me fez lembrar dessa questão. Uma pessoa pagou U$ 153.000,00 pelo tratamento que recebeu por ter sido picada por uma cobra nos EUA. O tratamento de câncer naquele país não custa menos do que U$ 500.000,00, enquanto que no Brasil, mais precisamente aqui em Poços de Caldas temos o serviço de Oncologia (localizado atrás da Santa Casa) totalmente gratuito e acessível a todos os pacientes. Picada de cobra? Qualquer Policlínica ou UPA faz o atendimento necessário sem cobrar um centavo.

Não é dizer que o SUS é modelo de eficiência, nem que não há problemas a serem enfrentados, mas é dizer: Olha, aqui no Brasil a saúde é pública e direito universal. Sei que alguns irão dizer: Lá nos EUA funciona e aqui é uma m... Sim, funciona muito bem... pra quem paga. Já aqui, achamos "normal" coisas que não existem na maioria dos países do mundo, como por exemplo: fornecimento de medicamentos gratuitamente.

Vi esses dias uma notícia sobre a medicina cubana. Os cientistas cubanos conseguiram zerar a transmissão de AIDS de mãe pra filho. Curioso, acessei o site da Organização Mundial de Saúde - OMS e constatei que nos EUA esse índice é de 30%! Sim, 3 de cada 10 mães com AIDS transmitem o vírus para o filho nos EUA! Como? Porque? Não existe tecnologia? Simples, se não têm dinheiro pra pagar pelo serviço, não têm acesso.
Enfim, espero que os "anti-tudo" e os "pessimistas-críticos de plantão" não entendam essa postagem como uma postagem "partidária", pois hoje em dia, qualquer ato racional ou humanista sofre essa crítica. O SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988, portanto, não é obra de partido X ou Y, mas é um direito consagrado pelo Estado brasileiro.

Acredito que devamos lutar pelas melhorias, por mais investimento, pelo cumprimento das política públicas e aprimoramento, mas não nego, entre ser pobre no Brasil e nos EUA, precisando de serviços médicos, prefiro o Brasil...


Aqui temos o SUS... lá não há saúde pública.

Um comentário: