Vídeos

Entrevista com Ângela Davis, ex-Pantera Negra


Angela Daivis, ativista norte americana que integrou o grupo Panteras Negras, conversa sobre o período que foi presa pelo FBI, na época em que esteve na lista dos 10 fugitivos mais procurados dos EUA, e também a questão de raça.

Juízo. Quando o maior exige do menor




Sinopse:


Juízo acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio. Como a identificação dos jovens infratores é vedada por lei, no filme eles são representados por jovens não-infratores que vivem em condições sociais similares. Todos os demais personagens de Juízo - juízes, promotores, defensores, agentes do DEGASE, familiares - são pessoas reais filmadas durante as audiências na II Vara da Justiça do Rio de Janeiro e durante visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos jovens infratores.

Juízo atravessa os mesmos corredores sem saída e as mesmas pilhas de processos vistas no filme anterior de Maria Augusta Ramos, o premiado Justiça. Conduz o espectador ao instante do julgamento para desmontar os juízos fáceis sobre a questão dos menores infratores.

Quem sabe o que fazer? As cenas finais de Juízo revelam as consequências de uma sociedade que recomenda "juízo" a seus filhos, mas não o pratica.


Ilha das Flores



Sinopse:

Curta metragem do cineasta Jorge Furtado, apresentado pela Casa do Cinema de Porto Alegre. Retrata a realidade de um lugar chamado Ilha das Flores


Minha vida de João



Minha vida de João, trata-se de "Desenho animado sem palavras, com 20 minutos de duração, criado para gerar questionamento entre homens jovens sobre machismo, socialização masculina e relações de gênero. O filme acompanha a vida de João e ilustra aspectos de uma educação sexista, situações de violência doméstica, primeira experiência sexual, gravidez de sua namorada, primeiro emprego, entre outros." 




Era uma vez outra Maria


O curta-metragem “Era uma vez outra Maria” é um vídeo educativo que apresenta que discute a saúde e autonomia das mulheres jovens, para que aja uma conscientização do seu direito ao pleno desenvolvimento em todas as esferas de suas vidas. O vídeo conta a história da menina Maria, que percebe que meninas são criadas de maneira diferente dos meninos, e descobre que essa criação influencia seus desejos, comportamentos e atitudes, e passa a questionar o seu papel no mundo. Constitui em uma ferramenta de trabalho para assistentes sociais, professores e profissionais de saúde e de educação em geral, que procuram uma forma inovadora de incentivar a reflexão e a promover a autonomia.

Temas: saúde sexual e reprodutiva, violência, gravidez, maternidade e trabalho.

O dia que durou 21 anos


Sinopse

O golpe militar de 1964 no Brasil contou com a ativa participação do governo dos EUA. Numa trama de ação e suspense, o filme revela documentos Top Secret da CIA e áudios originais da Casa Branca, mostrando como os presidentes Jonh F. Kennedy e Lyndon Johnson articularam o plano civil e militar para derrubar o presidente João Goulart, eleito pelo voto popular. Durante 21 anos - de 1964 até 1985 - o governo militar brasileiro impôs um regime autoritário que violou os direitos civis e instalou a ditadura em nome da 'Liberdade' e da defesa da 'Democracia', com graves consequências para toda a América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário