Escola

Reflexão...

Será que a escola está formando seres críticos ou passivos?
A gente fica um mês trabalhando, estudando relações de gênero, homofobia, direitos humanos pra depois de tudo, a instituição que deveria incentivar a aplicação da teoria na prática não colaborar, ou, pior, fazer o contrário.
Existe alguma lei, explicação científica, recomendação da Organização Mundial de Saúde, ou seja lá o que for que justifique a proibição de duas adolescentes lésbicas se relacionarem como qualquer outro casal hétero na escola?
Se o casal hétero pode andar de mãos dadas, se abraçar e beijar (com respeito, claro), porque o casal homossexual não pode?
Essa é a educação e o pensamento de alguns educadores do século XXI.... "façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço".
Confesso que transito muito facilmente entre a esperança que sinto quando vejo numa sala de aula, coletivamente, mudarmos preconceitos, tabus... Mas quando vejo dinossauros tentarem impor seus valores a todos, fazendo valer seu preconceito a partir da sua "autoridade", sinto um receio e me questiono: Estará a escola formando seres críticos ou seres passivos, acostumados a viverem injustiças sem a capacidade de se indignar e lutar contra as injustiças?
Fica a reflexão....
OBS: Baseado numa das milhares de escolas do Brasil que reproduzem um discurso de valorização dos direitos humanos e possuem uma prática conservadora.

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